top of page

3 coisas em que você precisa pensar quando você engravida



Quando uma mulher engravida podem despertar diversas reações, emoções, questionamentos em cada uma e nenhuma delas nem é certa e, muito menos, errada. São sensações, sentimentos e dúvidas ou certezas que despertam em cada mulher dependendo de sua subjetividade, singularidade, história; dependendo do que é ser mãe para cada uma, de suas expectativas e ideais construídos sobre a maternidade e por aí vai.


Para algumas, o período da gravidez pode ser uma felicidade só. Para outras, pode ser um terror. Para outras pode ser um mix bem conflitante com um monte de emoções como se todas elas, agradáveis e desagradáveis fossem colocadas todas ao mesmo tempo num liquidificador e fossem misturadas completamente.


E, não bastasse, tantas as dúvidas que podem despertar também nesse período para tantas mulheres: “Será que vou dar conta?”, “Será que vou conseguir sustentar?”, “Será que vou conseguir dar a meu bebê tudo o que eu quero?”, “Será que vou ser uma boa mãe?” e por aí a lista pode ir crescendo.


Então, toda essa experiência gestacional pode ser bem conflitante para tantas mulheres, podendo até gerar angústia, dependendo do nível de conflitos.


Com isso, é importante que você tenha em mente 3 coisas fundamentais quando você engravida:


1. Pensar em você: é comum a mãe pensar apenas no bebê e se esquecer de pensar em si. É importante poder se incluir nesse pensar. Afinal, você precisa ter um lugar de existência para poder comportar o seu bebê na gestação e quando ele chegar nas suas mãos!


2. Cuidar de você: sua construção da maternidade já começa na gestação. Para cuidar de seu bebê ainda dentro de você, cuidar de você é fundamental para que você esteja bem para poder cuidar! A ideia é: Cuidar de si para poder cuidar.


3. Se permitir ser você: não se compare com outras mulheres, com outras gestantes, com outras mães. Cada uma é uma e não tem comparação. Permitir-se ser você é se abrir a quem você é, aos seus valores, À sua forma de maternar. Isso é libertador!


Assim, você poderá estar bem e saudável quando seu bebê chegar! O que acha?


Coloca nos comentários!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page