top of page

5 dicas para cuidar da sua saúde mental

Atualizado: 7 de out. de 2022

Você sabia que a forma como você, mãe, se relaciona com si mesma pode influenciar em sua saúde mental? A forma como você se trata, a importância que você se dá, o cuidado que você recebe, você fazer coisas por você também ou não, tudo isso influencia em seu bem-estar interno.



Saúde mental envolve, entre outros, a relação que você tem com você mesma. E para que você possa estar num estado com saúde mental e emocional é importante, e muito, poder olhar pra você também. “Mas, como assim a relação que eu tenho comigo?”, talvez você se pergunte. A forma como você se trata, o que você pensa sobre você, como você se sente ao seu respeito, qual a imagem que você tem sobre você como pessoa e como mãe. Tudo isso influencia sua autoestima, como você se estima, como você se considera.


Pensando nisso, aqui te dou 5 formas através das quais você pode promover sua saúde mental:

1. Se dê a devida importância. Lembre que você é importante, importante para você, para sua família, para o mundo. Lembre que você tem muito a contribuir, seja com a maternidade ou de outras formas.

2. Peça ajuda. Pedir ajuda tira a sobrecarga trazendo leveza para sua vida e para seu ser. Quando você pode compartilhar das tarefas com outras pessoas, confiar que elas podem te ajudar e se permitir delegar, ter um acompanhamento profissional, isso promove saúde mental e bem-estar.

3. Faça algo por você. Quando você pode se permitir, faça algo que seja de seu interesse, que te faça bem, que te proporcione prazer, isso promove saúde mental e bem-estar! E isso não quer dizer negligenciar o bebê ou deixar de fazer por ele, mas também se incluir nessa relação.

4. Cuide-se. Cuidar-se e receber cuidado é base para poder ter sustentação interna para cuidar de um ser humano tão indefeso como um bebê. Afinal, você acabou de sair do lugar de quem era cuidada e entrou para um lugar de cuidadora e isso pode gerar desamparo. Receber cuidado não te torna uma mãe ruim nem incompetente. Todo ser humano precisa de cuidados para poder seguir com saúde! Permita-se.

5. Resgate e se lembre da mulher incrível que você é. Antes de ser mãe, você é uma mulher! Por trás de toda mãe existe uma mulher, com uma história, uma trajetória e experiências. Uma mulher com uma subjetividade, com construções, com sua forma de se relacionar. Uma mulher com uma personalidade e identidade. Uma mulher potente, que talvez não consiga dar conta de tudo, porque isso é impossível, mas que conseguiu e consegue muitas coisas! E se lembrar dessa mulher, reconhecê-la e valorizá-la é promover saúde mental.

O pilar da vida é o equilíbrio, sem ele muita coisa pode desandar. Encontre seu equilíbrio, faça por você primeiro para refletir na relação com seu bebê.


Espero ter te ajudado. Até mais!






76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page