top of page

A importância do nutricionista no Pré-Natal

Atualizado: 24 de mar. de 2022

Em algum momento da sua vida você já deve ter pensando que o único papel do nutricionista durante essa fase é cuidar do peso da gestante, certo? Então hoje eu vou mudar o seu pensamento quanto a isso.


O nutricionista tem sim, um papel fundamental na programação de ganho de peso da gestante mas não é só isso que a gente faz não. O nosso trabalho começa nos preparativos da gestação, quando o casal começa a pensar em engravidar. É fundamental arrumarmos a casa para a chegada do bebê!


Nós vamos identificar deficiências nutricionais, suplementar quando necessário, promover a adequação do peso, realizar ajustes na alimentação para promover um aporte adequado de nutrientes, antioxidantes, anti inflamatórios, reduzir o consumo de ultra processados e, principalmente, promover hábitos de vida mais saudáveis.



Nosso objetivo é alcançar um desfecho favorável da concepção (conseguir engravidar) e da gestação, oferecendo os nutrientes que o embrião e o feto necessitam para se desenvolver adequadamente, prevenir intercorrências como por exemplo diabetes gestacional, hipertensão, parto prematuro, ganho de peso excessivo, entre outros, e fazer com que você tenha uma gestação mais tranquila possível.


Os hábitos alimentares durante a gestação têm impacto até a vida adulta do seu bebê. É o que chamamos de programação metabólica: “Programar” o metabolismo do bebê para reduzir as consequências dos impactos do ambiente e da sua genética na vida adulta com aporte nutricional adequado ainda no útero. Por exemplo, se você ganha muito peso e o seu bebê nasce muito grande, ele tem maiores chances de ter diabetes e doenças cardiovasculares, quando adulto, e o contrário também é verdadeiro. Se vocês ganham peso de menos, é como se ele ficasse mais sensível à qualquer alimento em excesso e também terá maiores chances de desenvolver essas doenças.

Claro que oferecer uma alimentação saudável para o seu bebê deve ser prioridade em todas as etapas, não somente durante a gestação mas também na amamentação e na introdução alimentar.


A Nutrição é ou não é essencial para uma gestação saudável?



111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page