Afinal, onde acontece a dilatação?
top of page

Afinal, onde acontece a dilatação?

Atualizado: 30 de ago. de 2022

Com certeza você já se perguntou ou teve dúvidas sobre onde exatamente acontece a dilatação, estou certa? Então, vem conferir como funciona esse processo.


Eu fiz esse post pra esclarecer o que pra muita gente pode parecer uma dúvida boba, mas eu sempre digo que não existe pergunta boba porque tem gente que é leigo nesse assunto e está começando a se informar agora.


Se você prestar atenção na imagem acima, vai ver que o colo do útero é a entrada do útero, e a vagina fica logo abaixo do colo.


Quando uma mulher está em trabalho de parto, o bebê está no útero, que fica dentro da nossa pelve, e ele tem que passar por estruturas ósseas até chegar no canal vaginal.


Além disso, a mulher precisa estar com dilatação total de 10cm (como mostra a imagem abaixo) pra ele conseguir também entrar no canal vaginal.


Só que a dilatação é o de menos. Toda mulher dilata! Não existe não ter dilatação.


Existe médico que não sabe esperar. A dilatação ocorre justamente nessa entrada do útero que é o colo. Na gestação ele é grosso e fica posterior pra aguentar o peso do útero na gestação e quando a mulher entra em trabalho de parto, os hormônios, as contrações e até a cabeça do bebê solicitando o colo, fazem com que esse colo vá afinando e dilatando (abrindo) - como você pode ver na 2ª imagem também.


Depois de dilatar totalmente e descer na pelve (quadril da mãe), o bebê entra no canal vaginal e a vagina é o músculo mais elástico do nosso corpo, portanto, não é a parte mais difícil de passar porque é uma estrutura “mole”, não tem osso atrapalhando o bebê como na pelve quando ele vai descendo.


Por ser elástica, a vagina vai aumentar pro bebê passar e vai sim voltar ao normal após o parto com o passar dos dias. A não ser que alguém interfira na natureza e cometa alguma violência obstétrica com alguma intervenção desnecessária, fugindo de um parto fisiológico.


Busque informação para fazer as melhores escolhas dentro do cenário obstétrico que você mora e fuja dessas Violências Obstétricas. Esclareci ou restam dúvidas? Se sim, deixa aqui nos comentários.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page