Como funciona o Pré-Natal Psicológico?
top of page

Como funciona o Pré-Natal Psicológico?

Atualizado: 22 de jun. de 2021

Você já ouviu falar no Pré-Natal Psicológico? Se você tem dúvidas sobre o assunto, esse texto é pra você!


Em linhas gerais, o Pré-Natal Psicológico atua de forma preventiva, promovendo a saúde mental materna durante a gestação e para além dela, no pós parto ou puerpério, envolvendo, assim, todo o ciclo gravídico-puerperal. Sendo a gravidez um momento que traz diversas situações novas e desconhecidas, é importante que a gestante cuide da sua saúde mental, pois nem sempre essas situações são fáceis de lidar. São mudanças físicas, emocionais, profissionais e também nas relações afetivas, incluindo as familiares.


Precisamos desmistificar a ideia romantizada de que a gestação e a maternidade são períodos “mágicos” e de plenitude e refletir sobre a maternidade real, onde, muitas vezes, nós, mulheres, não encontramos apoio emocional para nossas dificuldades, angústias, tristezas, dúvidas, o que pode gerar sentimentos de culpa, afinal como podemos não estar plenamente felizes diante de tão grande dádiva que é ser mãe, não é mesmo?



De acordo com um estudo desenvolvido pela pesquisadora Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), a cada quatro mulheres no Brasil, mais de uma apresenta sintomas de depressão entre 6 e 18 meses após o parto. Além de consequências para a saúde da mulher, a depressão pós parto pode trazer também consequências para o desenvolvimento da relação mãe-bebê, bem como para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança. Esse estudo faz parte de uma das maiores pesquisas sobre parto e nascimento no país, intitulada Nascer no Brasil.


Assim, o cuidado com a saúde mental materna ainda durante a gestação é um importante fator de proteção, mesmo que você já tenha passado por uma ou mais gestações, pois cada gravidez, cada experiência materna é única.


Outros benefícios, como o fortalecimento da rede de apoio, por exemplo, também podem ser alcançados, uma vez que os pais e avós do bebê são convidados a participar de alguns encontros. O Pré-Natal Psicológico pode ser realizado a partir de encontros grupais ou individuais conduzidos por um (a) psicólogo (a), podendo contar também com uma equipe interdisciplinar.


Vale ressaltar que não se trata de um grupo de gestantes, uma vez que possui caráter psicoeducativo e psicoterapêutico, que possibilita que a gestante desenvolva recursos para lidar com as situações que surgem durante o ciclo gravídico puerperal.


Esperamos que esse post tenha sido informativo e além disso colaborado para sua jornada de busca e pesquisas.

Se você gostou dessa leitura, não deixa de comentar aqui embaixo para possamos seguir criando conteúdos desse tipo.


Até o próximo post :)


2.215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page