top of page

Como o filme LEO(Netflix) nos ensina sobre cooperação entre as crianças

Já assistiu ao filme LEO, na NETFLIX? Se não assistiu, recomendo!


O que me chamou a atenção neste desenho é que ele, na minha visão, representa o que é a Educação Positiva! Vou explicar. |contém spoiler!|


leo netflix
fonte: Netflix

Cada criança estava passando por dificuldades pessoais: algumas não gostavam do próprio jeito de ser, outras eram super-protegidas, outras sentiam-se distantes da família e nada importantes e outras tinham dificuldade para se enturmar. E isso levava-as a se comportarem mal em sala de aula!


Mas quando o bichinho de estimação da turma - Leo - começa a conversar com cada uma individualmente (quando era levado para passar o final de semana na casa dos alunos), ele começou a nutrir a autoestima delas, o sentimento de valor próprio e a encontrar soluções para os problemas que enfrentavam! Resultado: as crianças passarem a estar motivadas na escola, estudando, cooperando, se empenhando nas tarefas!


E é exatamente disso que se trata a Educação Positiva, minha gente: as crianças precisam se sentir bem para se comportarem bem! E quantas vezes nós pais, estamos tão ocupados com a correria das nossas vidas, que não conseguimos enxergar as necessidades emocionais, tão simples, que nossos filhos têm! Deixamo-os com "fome" emocional, e esperamos que ainda assim eles nos ouçam e cooperem! Quando não o fazem, nos preocupamos apenas em corrigir aquele comportamento inadequado, ao invés de enxergar o que está por trás dele!


leo netflix
fonte: Netflix

Leo enxergou cada criança para além do comportamento! E dessa forma, conseguiu se conectar. E nessa conexão, as crianças confiaram, se abriram, foram ajudadas - e era exatamente disso - e apenas disso, que elas precisavam para sentirem-se bem e então, poderem expressar o que há de melhor nelas, através de um comportamento amigável, colaborativo e respeitador!


Imagino que você também gostara de ver seus filhos se comportando assim! Então, a primeira coisa que você precisa entender é que você precisa mudar seus métodos!


Se você precisa de orientação nesse sentido, eu posso caminhar com você! Me envie uma mensagem para mais informações sobre o meu trabalho!💖


-------------


Texto escrito por Mariana Miguel, Psicóloga parceira Gestar


Psicóloga de Mães! Educar uma criança não é tão fácil quanto você imaginava!

 Psicóloga pós-graduada em Psicologia da Maternidade • Atendimento individual e online

• Específico para mães de crianças.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page