top of page

Como se preparar para a amamentação?

Atualizado: 23 de mar. de 2022



Diante dos inúmeros benefícios da amamentação tanto para o bebê quanto para a mãe, como prevenção de doenças, vínculo mãe-bebê, desenvolvimento orofacial, nutrição e hidratação perfeitas, aceitação alimentar posteriormente e aumento do gasto energético materno, é indiscutível que devemos apoiar o aleitamento materno.


Mas como se preparar para a amamentação?

O primeiro passo seria a busca de informações. Aproveite o tempo da gestação para ler e se informar sobre o assunto. Hoje você pode buscar conteúdo confiável em diversos veículos – livros, artigos, matérias, filmes, vídeos etc.


O apoio dos profissionais que a cercam também é fundamental. Busque profissionais que apoiam o aleitamento materno e se possível, uma consultora de amamentação no final da gestação. Essa profissional poderá explicar sobre apojadura, como avaliar uma mamada efetiva, posição e pega adequadas, o que impacta e como avaliar a produção de leite, mitos e verdades do aleitamento materno, e muito mais.


Conjuntamente organize sua rede de apoio. Quem vai te ajudar com a casa, comida etc. Os companheiros, familiares e auxiliares domésticos podem ajudar bastante nesse sentido. A alimentação, hidratação e descanso são fatores que podem impactar a amamentação e não devem ser deixados de lado.


Não esqueça de trabalhar sua autoconfiança. Cada um fará um comentário diferente a respeito, afinal cada mulher passou por uma experiência diferente, mas não se apegue aos comentários negativos que possam surgir. Além disso, o aleitamento materno requer prática, persistência e depende do seu estado emocional.


Todos esses pontos a deixarão confiante, segura e com o suporte necessário em caso de dificuldades.





42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page