Eu já tenho um Obstetra por que eu preciso de uma Enfermeira Obstetra?
Atualizado: 6 de out. de 2022

Se você já iniciou seu pré-natal com um Obstetra, começou a pensar sobre o parto, está em dúvida sobre a cesárea, está em dúvida sobre o pouco diálogo que vocês estão tendo durante as consultas, gostaria de conversar um pouco mais sobre o parto mas, acha que não conhece muito, provavelmente a curiosidade levou a fazer alguma pesquisa sobre. Viu que existem outros profissionais no momento do parto mas, ainda não está claro qual o papel de cada um...Então provavelmente você já se questionou.
A enfermeira obstetra está habilitada para exercer diversas funções. Dentre elas, acompanhamento do trabalho de parto, o parto em si e o pós-parto classificado pela área da saúde como de risco habitual (baixo risco). Mas como?
Se o seu desejo é pelo Parto Domiciliar Planejado, ela estará com você e sua família realizando as consultas do pré-natal, pedido de exames, avaliando o bem estar físico, mental, emocional seu e do seu bebê em continuidade com o pré-natal médico. Ela vai preparar você e seu corpo para o trabalho de parto domiciliar e no momento previsto estará com sua equipe previamente conhecida por você e todo equipamento e material necessários, para a segurança e conforto do parto planejado em casa. (No estado do Rio de Janeiro o médico não participa do parto domiciliar, somente as enfermeiras obstetras).
Se o seu desejo é pelo Parto Hospitalar você também pode realizar os acompanhamentos nos formatos acima e também pode ter a Enfermeira Obstetra como a profissional que vai estar com você e sua família ao longo da gestação preparando vocês para o parto hospitalar. Estará conversando sobre as possibilidades do parto para quem tiver plano de saúde ou não, na rede pública e privada de saúde, poderá apresentar os diversos cenários, auxiliar a identificar cada fase do trabalho de parto, as possíveis intervenções (mecânicas, farmacológicas, naturais, não farmacológicas). Vai estar com vocês ao longo desse processo avaliando o seu bem estar geral (verificação de sinais vitais, ausculta dos batimentos cardíacos do bebê, progressão do trabalho de parto, dilatação, sinais de emergência), utilizando tecnologias leves de conforto para o que possa sentir em cada fase do trabalho de parto, ainda no conforto do seu lar. Expectando o melhor momento para vocês irem para o hospital de acordo com seus desejos e possibilidades dentro de uma conduta segura e tranquilizadora para todos, onde seu médico(a) ou equipe plantonista estarão aguardando vocês.
Você já tem uma enfermeira obstetra para chamar de sua?