top of page

Maternidade também é assunto para homens!


Quer saber um segredo? Maternidade também é assunto pros homens! Eu me chamo Sefi e sou psicóloga perinatal. Isso mesmo. Para que a relação entre o casal gestante possa ser o mais harmoniosa possível, mulheres e homens precisam saber sobre a maternidade, que já começa na gestação.


A sociedade construiu que maternar é assunto só pra mulher. Que é a mulher é quem tem que cuidar, que é a mulher é quem tem que estar toda hora pro seu bebê, que é a mulher que tem que alimentar e estar exclusivamente pro seu bebê.


Com isso, na nossa cultura, a mulher acabou ocupando um espaço praticamente de exclusividade nos cuidados com o bebê como se só ela pudesse e devesse, fosse obrigada, a fazer isso. E com toda essa cobrança e construção, tantas mulheres acabaram se vendo sobrecarregadas nos cuidados com seus bebês, acreditando que ninguém mais além delas poderia também contribuir com os cuidados com eles.


Quero te contar, que não só isso é um mito e que precisa ser desconstruído, como também os cuidados com os bebês não se referem apenas a mulheres. Homens também podem e precisam cuidar e participar dos cuidados com seus bebês. Homens também têm recursos de cuidar.


A sociedade construiu que cuidar é coisa de mulher, que homem não sabe cuidar, que homens não fazem nada direito, que o jeito dos homens está errado, só mulher que sabe, só mulher que consegue. Já percebeu quanto desvalor acaba sendo colocado sobre a capacidade dos homens de cuidar?


Assim como não se nasce sabendo ser mãe, porque cuidar de boneca não é a mesma coisa que cuidar de um bebê real, não é mesmo? Então, assim como não se nasce sabendo ser mãe, e isso é um aprendizado que acontece na prática, na vida real na relação de cada mulher com o seu bebê, também não se nasce sabendo ser pai!


Ser pai também é um aprendizado que vai acontecer na prática, na vida real, cuidar é um aprendizado que vai acontecer cuidando!


Mas, isso só será possível se os homens tiverem espaço em suas famílias para exercerem esse cuidado, para praticarem! Isso só será possível se eles forem autorizados, tanto pela sociedade, mas principalmente, pelas mulheres a que eles possam aprender a cuidar! Assim como cada mulher aprendeu e aprenderá!


Se queremos uma sociedade mais humana, menos machista, essa mudança que queremos no mundo pode começar por dentro de cada família!


Me conta: isso faz sentido pra você?

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page