Por que procurar um Osteopata durante a gestação?
top of page

Por que procurar um Osteopata durante a gestação?

Atualizado: 23 de jul. de 2021

A Osteopatia é uma profissção da área de saúde, que vem do século XIX e tem como um dos seus princípios, tratar o corpo como uma unidade indivisível. O Osteopata avalia, diagnostica e trata somente com as mãos, se utilizando de um conhecimento profundo da anatomia e fisiologia do corpo humano.


Não há contra indicação para o tratamento osteopático, sendo possível e indicado, o tratamento desde quando o bebê nasce até o idoso. Para cada paciente é feito uma avaliação individual, sendo levado em consideração a sua fala e seus sintomas.


Na gestação, o corpo feminino passa por muitas mudanças: muscular, ligamentar, fascial, hormonal, vascular, sanguineo, visceral e psicológico.


Com o crescimento da barriga, alterações do centro de gravidade, aumento das curvaturas da coluna vertebral, deslocamento das visceras pélvicas, afrouxamento dos ligamentos (por ação hormonal), alteração da biomecânica respiratória, retenção de líquido; os desequilíbrios entre as estruturas envolvidas vão acontecendo e os incômodos e dores são passiveis de se apresentarem. E é aí que a osteoptaia entra, com sua gama de técnicas, buscando o reequilíbrio dessas estruturas, a medida que elas vão se desorganizando.


As técnicas utilizadas visam não só tratar e aliviar dores e desconfortos, como previnir que estes apareçãm. Uma vez que os atendimentos façam parte deste pré-natal, esse corpo vai sendo preparado para essas mudanças.


As técnicas utilizadas visam não só tratar e aliviar dores e desconfortos, como previnir que estes apareçãm. Uma vez que os atendimentos façam parte deste prfé-natal, esse corpo vai sendo preparado para essas mudanças. Mesmo que os atendimentos comecem mais pro final da gestação, ele é muito benéfico para minimizar o que a gestante está sentindo e, também para preparar esse corpo para o parto, trazendo um equilíbrio para essa pelve trabalhar da melhor maneira possível na hora do parto.


Após o parto, esse corpo sofrerá novas mudanças, sendo muito beneficiado pelo tratamento Osteopático.


O trabalho da Osteopatia também aumenta o espaço pro bebê intra-útero, trazendo mais facilidade para sua movimentação e seu posicionamento. Evitando algumas tensões que esse bebê pode apresentar quando nascer e dificultar sua mamada efeitva e seu desenvolvimento simétrico. Mas isso é papo para um outro post!




135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page