top of page

Será que as emoções na gestação prejudicam o seu bebê?


Será que suas emoções na gestação podem prejudicar o bebê? Eu me chamo Sefi e eu sou psicóloga perinatal.


As emoções da mãe durante a gestação chegam até o bebê por via dos hormônios que são produzidos no corpo da mãe gestante através do cordão umbilical. Isso é uma forma de comunicação entre mãe e bebê.


De acordo com como você está se sentindo em cada dia e em cada momento, é como se você estivesse dizendo a ele que “Hoje a mamãe está se sentindo dessa forma” (triste, alegre, com medo, ansiosa, etc..) e ele receber essa informação manifestando-a no útero. Ou seja, o bebê pode se movimentar mais ou menos, dependendo de como essa informação chega até ele lá no útero. Pode ficar mais agitado, mais alegre, mais quietinho, mais sonolento e, assim vai.


Isso não é prejudicar o bebê. Isso é comunicar. Porque já pensou você não pode sentir nada durante a gestação? E mais: será mesmo que só dá pra sentir emoções confortáveis? Como alegria, amor, paz, etc.?


Isso é impossível! Na gestação a mãe pode sentir um turbilhão de emoções conflitantes! Isso faz parte, é legítimo e é importante poder cuidar dessa montanha-russa emociona que tanto toma muitas mães, com ajuda profissional.


E dentro desse turbilhão de emoções, você pode explicar pro seu bebê porque você se sentiu daquela forma naquele dia, sejam emoções agradáveis ou não. Que aconteceu tal coisa, ou que você ficou com medo de que acontecesse tal coisa e, assim, você conversa com seu bebê.


E dentro dessa conversa, você pode dizer e explicar pra ele que esses sentimentos são seus, exclusivamente seus, e que ele não precisa pegá-los para ele. Essa comunicação vincula. Isso primeiramente acalma você, mãe; acalma o bebê e o autoriza o bebê a ser ele já no útero.


E olhe só: pesquisas já mostram que bebês recebem informações, escutam e se manifestam de acordo. Converse com seu bebê já no útero. Isso fortalecerá ainda mais o vínculo entre vocês.


Se ficou alguma dúvida, pode perguntar!



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page