top of page

Tem médico, enfermeira, obstetriz, doula, afinal,quem faz o parto?

Atualizado: 30 de ago. de 2022

A palavra obstetrícia vem do verbo obstare, que é ação de estar ao lado. Neste caso permanecer com a gestante. E são diversos os profissionais que podem estar com a pessoa gestante ao longo deste processo, inclusive psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeuta holístico, consultora de amamentação. Claro, dentro das suas necessidades, possibilidades financeiras, atuação do SUS em sua região, que podem restringir seu acesso ou amplificar os cuidados oferecidos do Gestar ao Pós-parto.


Começando pelo que é primordial! Se você deseja engravidar ou descobriu que está grávida inicie seu acompanhamento com um médico obstetra ou enfermeira obstetra, eles irão iniciar seu pré-natal, avaliar você clinicamente, pedirão exames específicos,

oferecerão o mínimo de 6 consultas e durante estas conhecerão você um pouco mais. Profissionais atualizados e com abordagem nas Boas Práticas no contexto do parto e nascimento vão conversar sobre suas necessidades, desejos, medos, possibilidades para o momento do parto desde o inicio deste acompanhamento, pois você será vista como protagonista desse processo e estará atuante na tomada de decisões.



Ao longo do pré-natal podem ser sugeridos o acompanhamento com os demais profissionais de acordo com as necessidades do seu corpo e mente. Ou você poderá buscar os profissionais que se alinhem com o que você almeja.


E o parto quem faz? Seu corpo! Você e seu bebê! Tendo com vcs profissionais e pessoas que valorizem suas necessidades e quando algo não for possível, ofereçam possibilidades, acredite elas existem. Quais profissionais habilitados para acompanhá-los no trabalho de parto, parto e pós-parto: Obstetriz e Enfermeira Obstetra (gestantes classificadas como risco habitual/baixo risco, no parto domiciliar e hospitalar); Ginecologista Obstetra (gestantes classificadas como risco habitual e principalmente de alto risco, este é o único que realiza a cirurgia cesariana)






15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page