top of page

Uso de fórmulas infantis

Atualizado: 30 de ago. de 2022

Já sabemos que o aleitamento materno é recomendado exclusivamente até os 6 meses de vida e a manutenção da amamentação combinada com a oferta de alimentos complementares dos 6 meses aos 2 anos ou mais.


Mas e na impossibilidade do aleitamento materno ou na necessidade de complementação do aleitamento materno?



Nesse caso, é indicado o uso de fórmulas infantis, que são produtos em pó ou em forma líquida, destinados à alimentação de lactentes, sob prescrição, em substituição total ou parcial do leite humano, para satisfação de suas necessidades nutricionais. Sua composição é semelhante ao leite materno, e são produzidos em geral à base de leite de vaca ou leite de cabra, soja e arroz para atender necessidades especiais.



Para a escolha da fórmula infantil, deve-se considerar a faixa etária (por exemplo, a fórmula de partida (1) é aconselhada para lactentes sadios durante os 6 primeiros meses de vida), e também necessidades especiais (como prematuridade, alergias etc). Por isso, busque orientação do pediatra e nutricionista materno infantil pois além do tipo de fórmula, é necessário também a correta diluição e preparo, a escolha adequada do utensílio que será servido (como copo ou colher dosadora), e o fracionamento durante o dia.


O leite de vaca (de caixinha)* e o composto lácteo não devem ser ofertados antes de 1 ano, pela baixa biodisponibilidade de nutrientes, difícil digestão e adição de ingredientes não lácteos como o açúcar no composto lácteo.



Leia atentamente o rótulo antes de comprar o produto, pois há nomenclaturas confusas e rótulos similares.


*Exclusivamente quando há grande dificuldade em adquirir a fórmula infantil, usa-se como alternativa o leite de vaca em função do baixo custo, porém a utilização deve ser adequada, segura e orientada por profissionais de saúde uma vez que deve ser diluído e modificado quando for ofertado à crianças menores de 4 meses.


@nutricaomaternaeinfantil






35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page