Como funciona a Psicologia Perinatal?
top of page

Como funciona a Psicologia Perinatal?

A Psicologia Perinatal é uma especialidade da psicologia que aborda as mudanças psicológicas que ocorrem desde antes da concepção até o final do período do puerpério.

A partir do momento em que se decide ter um filho ou que tomamos conhecimento de que ele chegará, nos encontramos diante de profundas modificações. Dessa forma a psicologia se propõe a criar espaços de acolhida, reconhecimento e fortalecimento nesse momento fundamental da vida que chega e que se modifica.


Abaixo listamos como ela atua em cada fase da maternidade.


• Antes da gestação: acolhendo pais que por algum motivo tenham dificuldades na concepção, a psicologia trabalha as dinâmicas e vivências pessoais que influenciam esse momento. Também trabalha experiências traumáticas, como aborto e perda gestacional.


• Durante a gestação: acolhendo as mães e pais com técnicas de relaxamento, respiração, gestão do medo e estresse através do pré-natal psicológico, oferecendo um espaço de escuta, cuidado, auto conhecimento e desenvolvimento pessoal. Ajudando assim a atravessar os momentos de mudanças físicas e psicológicas.


• Após o parto: auxilia o fortalecimento do vínculo mãe-bebê. Atuando em casos de depressão pós parto e tristeza materna, com psicoterapia e ou aconselhamento.


• Apoio familiar: apoiando na adaptação a chegada do novo membro e a mudança que ela pode acarretar, principalmente na rotina, possibilitando uma vivência plena da parentalidade: maternidade, paternidade e avosidade.



139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page