top of page

Qual o cheiro da felicidade?

A felicidade tem o aroma de um bebê, de uma criança suja depois de ter rolado na terra, do leite materno, de duas crianças que não param de correr e suar.


Mãe cheirando recém nascido
Foto: Fabi Salomão

A felicidade soa como as gargalhadas transbordantes pelas cosquinhas, como os sons das discussões fraternas, aos gritos que surgem durante os jogos, a uma bola batendo dia e noite na parede, a uma música infantil que toca sem parar e as infinitas vezes que se repete "mamãe".


A felicidade tem gosto de café-frio-requentado-frio, aos restos de comida no prato de dinossauro, às receitas que sua criança prepara, aos doces que decidiu compartilhar, às conquistas diárias, aos sorrisos, à nobreza, ao aprendizado e ao seu crescimento.


A felicidade se sente em forma de abraço espontâneo, como um beijo úmido e pegajoso, como o peso de uma criança dormindo em seus braços, como uma mão pequena que busca a sua para se sentir seguro e como o choro transbordando que chama a sua atenção.


A felicidade se vê com cara suja e sorriso satisfeito, com calças remendadas e camisetas manchadas, com fantasias de super heróis, com a carinha iluminada porque te encontrou na porta do colégio, com um quarto cheio de brinquedos jogados, com uma criança dormindo ao seu lado, também com o rosto de uma mulher privada de sono, que tem o cabelo despenteado e a roupa vestida pela metade.


A felicidade se parece muito a ser mãe, como também se parece ao cansaço, a frustração, a impotência, ao estresse, a tristeza, a decepção, a culpa, a calma, a alegria, a paciência, a impaciência e a solidão. 


A maternidade é esse lugar onde compreendemos que todas as emoções convivem ao mesmo tempo sem que nenhuma invalide a outra, é esse estado que te transforma e que te tira da indiferença. 


Nenhuma mulher permanece igual depois de ser mãe e essa metamorfoses soa, sobretudo, a amor.
Gestante estrias
Foto: Melissa Jae Babies

E para você, como se manifesta a felicidade? Que cheiro, som ou sabor ela tem? Compartilhe nos comentários e vamos juntos celebrar a beleza da vida em todas as suas formas.


------------------


Post colaborativo com Diana Vásquez (@dgamerqueen),

mãe, jornalista e consultora em meios de comunicação.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page