top of page

Como me preparar para amamentar?

É muito comum que a vontade de amamentar o bebê nasça no coração da mãe ainda durante a gestação. Ela vê sua barriga crescendo, sente seu filho se mexer e já começa a imaginar os lindos momentos de conexão que terão após o nascimento. Assim, a amamentação vai se tornando cada vez mais presente em seus pensamentos. Então, muitas mulheres pensam em procurar uma consultora em amamentação para descobrir qual é a melhor forma de se preparar para amamentar.



É necessário esfregar o seio com toalha ou bucha vegetal? Precisa mesmo beber 4 litros de água por dia? Mães com mamilo invertido ou plano precisam fazer exercícios ou usar apetrechos para puxá-lo para fora?


A resposta é: não. Nada disso vai te ajudar a conseguir amamentar (e algumas coisas podem até te causar problemas). A melhor atitude que você pode ter para conquistar o sonho de amamentar é buscar informação de qualidade. Afinal, uma mulher informada é uma mulher segura e empoderada, que sabe o que pode esperar da amamentação e que consegue atravessar com tranquilidade a chuva de palpites que cai sobre ela desde o momento em que contou às pessoas que está grávida.


Mas consultoria em amamentação durante a gravidez? Sim! O serviço de consultoria gestacional é feito especialmente para quem está abrigando um bebê no ventre. Todas as grávidas merecem viver esse momento de empoderamento. Traz muitos benefícios para a mãe, mesmo se ela não estiver amamentando durante a gestação.


Uma boa consultora em amamentação irá te receber com alegria e acolherá suas dúvidas com tanta atenção que você terá a sensação de estar sendo abraçada. Ela nunca vai julgar suas perguntas ou crenças e te explicará tudo que você precisa saber: ter um parto normal ou uma cesárea interfere na amamentação? Preciso comprar uma bomba para tirar leite? Como vou saber se o bebê está com fome ou saciado?


A consultoria gestacional é um momento mágico. A gestante chega cheia de dúvidas e sai transformada, encorajada, confiante. Ela agora sabe que o seu próprio corpo se encarrega de preparar perfeitamente as mamas para se tornarem a fonte do alimento mais poderoso e nutritivo do mundo e entende todas as mudanças que estão acontecendo em seu organismo.


Já foi comprovado que as mulheres que escolhem ter uma consultoria em amamentação ainda durante a gravidez se sentem mais preparadas para lidar com os possíveis desafios que poderão surgir quando o bebê começar a mamar. Afinal, elas aprenderam com antecedência o que causa o aparecimento de fissuras no mamilo, como acontece a candidíase mamária, o que é a mastite e quais são as medidas que precisam adotar para evitar esses e outros problemas.

E é provável que a gestante descubra até mesmo que pode economizar até a chegada do bebê. Afinal, todas nós criamos listas enormes de enxoval quando decidimos preparar a casa para receber a criança, mas a verdade é que muitos itens são absolutamente desnecessários e outros são até perigosos para o neném.


É importante conhecer os riscos para conseguir evitá-los. Há ainda utensílios que são vendidos como auxiliares da amamentação mas, na verdade, podem fazer mal para a saúde da mãe, causando candidíase mamária ou obstrução de ductos, por exemplo.


O verdadeiro enxoval da gestante é composto por informações confiáveis que transformam uma mãe de primeira viagem em uma mulher segura, que consegue visualizar o novo cenário que irá conhecer depois do parto.

E não é só você, mãe, que é agraciada com todo esse conhecimento na consultoria gestacional. O convite para participar deste momento estará sempre disponível para seus familiares. As pessoas que te acompanham em consultas e ultrassons também poderão aproveitar bastante este momento especial. Afinal, sabemos que toda mãe precisa de rede de apoio e, para que consigam ajudar, as pessoas precisam de informação. É muito importante aprender a acalmar o recém-nascido, entender os sinais de fome e saciedade, aprender a identificar situações em que o bebê realmente vai precisar ir ao médico e, principalmente, compreender o processo do puerpério, que não é nada fácil para a mãe.


Muitas pessoas ainda não se deram conta de que, quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. Ela é uma nova mulher a partir daquele momento, com novas necessidades, novas vontades, novas prioridades, e irá precisar de muita compreensão e acolhimento para processar tantas novidades. É por isso que a consultoria gestacional é tão importante. É um momento em que uma profissional capacitada vai pegar na sua mão e te mostrar, com segurança, o novo caminho que está se desenhando à sua frente. Ela vai orientar sua rede de apoio a abrir os olhos para enxergar as pessoas que mais vão precisar de colo e carinho na família: a mãe e o bebê.


Mais ainda, é momento de criação de vínculos. A profissional que te recebe estará ao seu lado do mame ao desmame, em cada dificuldade, no retorno ao trabalho. Ela agora também é parte importante da sua rede de apoio e você poderá sentir a segurança que toda mãe merece para amamentar seu bem mais precioso, seu filho.


 

Texto escrito por Alice Bentos, Consultora de Amamentação parceira Gestar


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page