10 dicas para ser tornar uma Rede de Apoio ParticipATIVA
top of page

10 dicas para ser tornar uma Rede de Apoio ParticipATIVA

Se você convive com uma gestante ou uma recém-parida, com certeza já escutou o termo Rede de Apoio, né?! Mas, ao escutar, se perguntou como é possível se tornar uma rede de apoio participATIVA, que acolhe, apoia e compreende a gestante/puérpera?


Se sim, vem acompanhar essa lista que criamos, com 10 dicas incríveis, para que você possa por em ação junto daquela família que te solicitar um suporte.


1 - Se disponibilize para ajudar com as tarefas de casa, como: lavar louça, lavar roupa, passar uma vassoura na casa e etc: Lembrando sempre que a mãe e o pai estão em fase de adaptação com esse novo membro da família e tudo que eles mais querem é privacidade e tempo para pensarem em como funciona essa nova rotina.


2 - Prepare marmitinhas para congelar ou para ingestão imediata: novamente sobre o tempo e disponibilidade que esse casal não terá para fazer grandes preparações, por isso, é importante pensarmos que entregar comidas nutritivas para eles nesse momento, pode ser um dos melhores carinhos em forma de presente, que eles irão receber.


3 - Entregue água para a mãe, sempre que ela estiver amamentando: durante o momento da amamentação, a lactante sente muita sede e é preciso estar sempre repondo água no organismo, por isso, se você estiver perto de uma mãe amamentando, sempre a questione se ela quer uma garrafa de água.


4 - Veja se essa família precisa resolver alguma urgência na rua e se for possível, se disponibilize para ir: os tempos atuais de pandemia, não nos permitem estar tão fora de casa, mas se você estiver com mais disponibilidade e fora do grupo de risco, se ofereça para resolver pendências que essa família tenha para fazer na rua. Lembrando sempre, que gestantes e puérperas entraram para o grupo de risco, por esse motivo é importante manter se manter atenta a qualquer conta externo.


5 - Só faça visitas se for convidado, não chegue de surpresa: nada mais incômodo para uma família recém parida do que receber visitas inesperadas. Respeite e aguarde o tempo dessa família, deixe com que eles se adaptem e dessa forma se sintam confortáveis para recebê-los. E quando for fazer uma visita, verifique se essa família está precisando de ajuda com algo da casa, isso irá ajudar demais.



6 - Evite os palpites, esteja ali para ajudar e apoiar: sabe aqueles palpites super não solicitados que recebemos sobre nosso corte de cabelo, roupa do dia, prato de comida e etc. Eles são super incômodos, não é mesmo? Por isso, se sentir vontade de palpitar em qualquer atitude que aquela família esteja tomando com seu filho, pense duas vezes e reflita se irá ajudar ou se é apenas para aliviar seu ego.


7 - Se ofereça para olhar o bebê, enquanto ela toma um banho: ao chegar na casa dessa família, converse com a mãe, pergunte sobre ela, seu estado físico, emocional, quais são suas necessidades do momento e verifique se ela quer tomar um banho, dar uma respirada no banheiro, enquanto você olha o bebê.


8 - Respeite as decisões que os pais tomaram para a criação de seu filho: "ah mas não vai colocar brinco nela?", "coitado, não come nem um brigadeiro?", "nossa, que tipo de comida é essa em pedaços, eles vai engasgar". Não seja esse tipo de pessoa, respeite as escolhas dos pais, entenda que eles estão querendo o melhor para seu filho e se você fez diferente, está tudo bem.


9 - Oferecer para ficar um pouco com a(o) irmã(o), levar para passear ou brincar - caso tenha: essa família está no segundo ou terceiro filho e você não sabe como pode ajudar? Lembre-se que existe um recém irmão mais velho, que com certeza vai precisar de atenção, por isso, verifique se essa família aceita que você passeie com essa criança, leve-a pra brincar e dê um tempo de qualidade pra ela.



10 - Ofereça uma escuta ativa e respeitosa para essa família, se mostrando disponível e compreensivo: pergunte sempre como essa família está em questões físicas e emocionais, verifique se eles estão precisando de um ombro amigo, de um conselho solicitado, de um carinho em forma de alimento ou simplesmente de uma conversa sobre assuntos banais para distrair a cabeça. Seja presença mesmo que distante.

 

E ai, gostou desse post? Então não deixa de comentar aqui embaixo e enviar para todas as pessoas da sua rede de apoio :)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page